Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
O PGR é um sistema de gestão elaborado com vistas à prevenção de acidentes, de modo a preservar o meio ambiente, as instalações, a segurança dos funcionários e da comunidade circunvizinha às instalações, pelo gerenciamento dos riscos oriundos do armazenamento e movimentação de produtos químicos no recebimento, processo e/ou consumo, através um conjunto de normas, procedimentos e instruções técnicas, estruturadas e aplicáveis a todas as atividades realizadas com produtos químicos para prevenir, reduzir e controlar os riscos existentes nas instalações, de modo a manter a continuidade operacional dentro de padrões de segurança considerados toleráveis.
Estudo de Análise de Risco (EAR)
Consiste na aplicação de técnicas internacionalmente aceitas visando identificar e estimar, qualitativamente e/ou quantitativamente, os riscos presentes em uma instalação industrial, operação ou armazenamento de produtos químicos, na forma de cenários acidentais, tais como incêndios em poça, incêndios em nuvens, jatos de fogo, dispersões de nuvens tóxicas, explosões, derrames, entre outros. No EAR é avaliado o risco presente no empreendimento, oriundo de atividades envolvendo produtos químicos, em comparação à critérios de aceitabilidade de riscos pré-estabelecidos, podendo gerar medidas mitigadoras para redução destes riscos.
PGR contemplará as seguintes atividades e documentos:
● Coordenação do PGR;
● Característica do empreendimento;
● Identificação de perigos;
● Revisão do Estudo de Análise de Risco;
● Analise de Risco e Tipologias Acidentais
● Procedimentos Operacionais;
● Gerenciamento de modificações;
● Manutenção e garantia de integridade;
● Capacitação de Recursos Humanos;
● Investigação de incidentes e acidentes;
● Plano de Atendimento de Emergência;
● Auditoria do PGR;