NR-15
O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.
Tanto a CLT no artigo 194, quanto a NR 15 são bem claras ao afirmar que:
- CLT: A eliminação do agente de risco faz cessar o pagamento de insalubridade ou periculosidade;
- NR 15.4.1: A neutralização da insalubridade ocorre quando a empresa conserva o agente de risco dentro do limite de tolerância.
Uma vez que o agente de risco é controlado (abaixo dos limites de exposição) não se faz obrigatório o adicional.
Quem pode elaborar o laudo de insalubridade?
Segundo a NR 15 somente o Engenheiro de Segurança do Trabalho ou o Médico do Trabalho podem elaborar o Laudo de Insalubridade (NR 15.4.1.1).
Pagar ou deixar de pagar insalubridade não depende de comunicar o MTE e sim de determinar se a exposição a dado agente agressivo presente no ambiente de trabalho está ou não acima do limite de tolerância previsto na NR 15.
Procura por uma empresa que realize Laudo de Insalubridade? Venha para a AOS ENGENHARIA ASSESSORIA E CONSULTORIA aqui certamente você ficará surpreso com a qualidade de nossos serviços e atendimento. Contamos com os melhores profissionais do segmento. Venha conhecer mais AOS ENGENHARIA e veja porque somos a empresa perfeita para quem procura por Laudo de Insalubridade