É um estudo detalhado e sistemático do processo para identificar os perigos e desvios das intenções de projeto e operação. A antecipação é feita através da combinação dos parâmetros de processo com palavras-guia para todos os itens da instalação ou etapas do processo, possibilitando identificar aqueles desvios com potencial para efeitos indesejáveis na segurança, saúde, meio ambiente e operabilidade.
Neste estudo são avaliadas: as condições transientes (partida, parada e descontroles); a insuficiência dos sistemas de proteção e controle; confiabilidade limitada de equipamentos e acessórios; erro humano; a exposição potencial dos funcionários nas operações de rotina, descontaminação e manutenção; as não-conformidades com normas e boas práticas de engenharia.
Os documentos de referência principais são os fluxogramas de engenharia (ELD) e os procedimentos de trabalho. A equipe de estudo será multidisciplinar e deve compreender: líder de equipe, representante de engenharia ou projetos, representante de segurança e meio ambiente, representante da operação e representante da manutenção.